O Uniceub/BRB/Brasília derrotou, nesta sexta-feira, o Pinheiros/Sky por 84 a 80 na abertura da série melhor de cinco das semifinais do NBB (Liga Nacional de Basquete).
O atual campeão nacional contou com a inspiração do pivô Guilherme Giovannoni. O selecionável anotou 36 pontos, quase a metade da pontuação brasiliense, e pegou 12 rebotes para protagonizar um double-double.
Jogando em casa, o Brasília foi ao ataque e venceu o primeiro quarto por 23 a 18. Nos dez minutos seguintes, os paulistanos, vice-líderes na primeira fase, reagiram, ganharam por 22 a 13 e foram ao intervalo com uma vantagem de quatro pontos.
Na volta do intervalo, o confronto ficou ainda mais equilibrado. Enquanto o Pinheiros tinha Marquinhos (que anotou 32 tentos), Giovannoni decidia embaixo do garrafão.
No último quarto, os candangos somaram uma vantagem incial, no entanto o Pinheiros voltou a apertar e o jogo foi decidido apenas perto do estouro do cronômetro. Quando o embate estava 82 a 80 para os mandantes, o norte-americano Shamell perdeu a posse de bola e a chance de levar para a prorrogação.
O Jogo 2 será realizado no domingo, na capital paulista. Na primeira fase, o Pinheiros levou a melhor em São Paulo e foi derrotado na capital federal.