Thiago Henrique de Morais
thiago.morais@jornaldebrasilia.com.br
Nem mesmo as festas de fim de ano fizeram com que os torcedores do UniCeub/BRB deixassem de prestigiar a equipe no último jogo de 2012. Também pudera: apesar de mais um ano sem títulos internacionais, a equipe obteve o tricampeonato do Novo Basquete Brasil (NBB) e tende a caminhar para um 2013 com mais uma conquista. A vitória sobre o Joinville, por 94 x 83, no Ginásio da Asceb, é um bom reflexo disso.
Os mais de mil torcedores que pagaram para acompanhar a partida viram o time sofrer com altos e baixos. O sistema ofensivo, como há algumas temporadas, funciona perfeitamente. Mas a defesa preocupa, e muito, o técnico José Carlos Vidal. “Estamos tomando 80 pontos em jogos como esse. Mas com a chegada do Eric Tatu (armador) e, principalmente do Paulão (pivô), vamos ter um garrafão mais forte”, amenizou o treinador do UniCeub/BRB ao fim da partida.
O duelo era para ser tranquilo para a trupe candanga. Logo no primeiro quarto, o time comandado por Guilherme Giovanonni chegou a abrir 14 pontos de vantagem sobre o Joinville, mas passou a cometer uma série de erros no sistema defensivo. Tanto foi que, nos dez minutos finais do primeiro tempo, o time candango permitiu que a larga vantagem caísse para apenas quatro pontos.
O pior veio no terceiro quarto, quando o sistema defensivo definitivamente não funcionou, permitindo com que o Joinville, a 18 segundos para o fim do período, passasse à frente do marcador. No último período, entretanto, o UniCeub/BRB voltou a se encontrar em quadra. As três bolas de três do ala Rossi fizeram com que o time voltasse à ponta e terminasse o ano com uma vitória no NBB.