O UniCeub/Brasília superou o fato de ser uma equipe em formação, uma arbitragem confusa e a famosa catimba argentina para bater o San Martín e faturar o seu terceiro título da Liga Sul-Americana de basquete. Na casa do adversário, o Time de Lobos eliminou a necessidade de um terceiro ao fechar a série em 2 x 0, com o triunfo em Corrientes por 82 x 79 – o time candango teve de esperar até mesmo uma volta de cronômetro e o erro do adversário para gritar “é campeão”.
A conquista dá força ao elenco que não é favorito ao título do NBB, e tira o peso das costas do UniCeub/Brasília, que há alguns anos reinava no cenário nacional e que recentemente não alcançou as semifinais do NBB – o título deu ainda uma vaga na Liga das Américas.
Renovação
Um ponto a se destacar é a renovação do elenco. Em 2013, sob o comando de Sergio Hernández, a formação titular tinha Nezinho, Osimani (Arthur), Alex, Giovannoni e Marcus Goree. A atual conta com Fúlvio, Arthur, Pilar, Giovannoni e Ronald. Apenas Arthur e Giovannoni participaram da última conquista do UniCeub/Brasília.
As contratações paulistas deram certo. Sem ter o mesmo apoio financeiro de outras temporadas, José Carlos Vidal e sua comissão técnica souberam escolher os reforços. Repatriou Diego (Palmeiras) e trouxe também Jefferson Campos (Pinheiros), Pilar (Paulistano), Deryk (Limeira) e Coimbra (Franca).
Estes atletas encaixaram rapidamente no time liderado por Guilherme Giovannoni, que segue como termômetro da equipe.
O preparo físico também apresentou evolução, com os candangos mostrando força para virar partidas ou aguentar o jogo até nas prorrogações. Ter atletas mais jovens colaborou para o aprimoramento.
Mamória
As conquistas
A primeira conquista veio em 2010 sobre o arquirrival Flamengo. Os candangos venceram por 96 x 86. Na disputa seguinte, o UniCeub ficou em terceiro, com título do Obras Sanitarias-ARG diante do Pinheiros. “Cascudo” na competição, a equipe do DF ficou com o vice-campeonato ao perder para o Regatas Corrientes-ARG. O troco veio em 2013, quando o time de Lobos bateu o Aguada-URU.
Saiba mais
Com o título, o UniCeub/Brasília garantiu uma vaga na próxima disputa da Liga das Américas, com sede a ser definida.
O próximo compromisso pelo Novo Basquete Brasil será em 15 de janeiro, contra o Macaé, no Ginásio da ASCEB (904 Sul), a partir das 20h.
Dois dias depois, o UniCeub/Brasília recebe o arquirrival Flamengo no Nilson Nelson, às 21h, em partida válida pela 12ª rodada.
No dia 22, a equipe de Vidal visita o Rio Claro, às 20h, antes da pausa de fim de ano. O time retorna em 8 de janeiro, contra o Minas, em Brasília.