Vicente Melo
vicente.melo@jornaldebrasilia.com.br
Este ano de 2011 foi um ano de redescobrimento do Brasil para o UFC. Berço do MMA, o País não recebia uma edição da maior organização da modalidade no mundo desde 1998, quando aconteceu o UFC Brasil, em São Paulo. Neste ano, o Rio de Janeiro recebeu o UFC 134 e foi sucesso absoluto de público e crítica.
Logo após o evento, o presidente da marca, o norte-americano Dana White, disse em entrevista ter ficado encantado com a recepção do público e a energia vinda das arquibancadas. E foi além: jogou no ar a possibilidade de a entidade voltar a desembarcar no País em 2012.
Promessa feita e praticamente cumprida. Já em 14 de janeiro, o Brasil vai receber mais uma edição do UFC. Ainda não há uma confirmação do local, mas o mais provável é que mais uma vez a Cidade Maravilhosa receba a competição – José Aldo e Vítor Belfort estão confirmados no evento.
Mas Brasília não deve ficar atrás. Há cerca de um mês, um dos proprietários da marca, Lorenzo Fertitta, visitou algumas cidades brasileiras, inclusive a capital federal. Durante a visita, ele acompanhou o treino de Paulo Thiago, um dos candangos do UFC – o outro é Rani Yahya.
O empresário se reuniu com representantes do GDF e um acordo para um evento em Brasília em 21 de abril, data de aniversário da cidade, é possível. O evento faria parte das comemorações pelos 52 anos da capital federal.