Menu
Mais Esportes

UFC Brasília: presença feminina garantida no ginásio

Arquivo Geral

11/09/2014 9h02

Foto: Matheus OliveiraO primeiro UFC sediado   na capital   tem tudo para ser histórico, principalmente  para os  brasilienses. Capaz de agregar  multidões,    o evento também chama a atenção  por outro aspecto: a   forte presença feminina  nas arquibancadas  e   dentro do octógono.

A corrida contra o tempo para garantir as entradas é grande, e quem já conseguiu tem motivos de sobra para comemorar. Amigas desde o Ensino Médio,  Joselice Moura e Daniela Cardoso, ambas de 22 anos, não praticam nenhuma luta, mas  apreciam as artes marciais mistas.

“Gosto de UFC pela adrenalina e pela surpresa dos golpes. Eles sangram pela consequência do próprio esporte e se preparam para isso. Se na televisão já é emocionante, quero ver só como será ao vivo”, anseia a administradora Daniele, que assistirá a um card da organização norte-americana pela primeira vez.

Estudante de Educação Física,  Joselice fala com propriedade sobre o esporte. Na torcida pelo brasiliense  Antônio Silva “ Pezão” na luta principal  contra o bielorrusso Andrei Arlovski, ela comemora a inserção de atletas femininas  no UFC. Joselice aponta  a brasileira pentacampeã mundial de jiu-jítsu, Kyra Gracie, como uma das mulheres influentes no mundo das lutas. 

“O evento é coisa de ‘mulherzinha’, sim! Em um País tão machista, ver lutadoras que fazem o trabalho tão bom quanto os homens é uma vitória. Jéssica (Andrade) e Larissa (Pacheco) vão arrasar”, estimula. O jiu-jítsu, inclusive, é a luta  que Joselice mais aprecia dentre as nove utilizadas no MMA. 

Com que roupa eu vou?

Vaidosa, Daniele já pensou até no look que vai usar no dia do evento. Camisa, short e um sapato confortável é a vestimenta escolhida pela loira. Já a amiga não parece   se preocupar  muito e apareceu com outro argumento.

“Nem pensei na roupa, até porque só de ser mulher e estar em um evento assim já é de chamar a atenção, não é ?”, brinca 

Prática em academia

A academia Bodytech, no Lago Sul (Setor de Clubes Sul),  sedia, entre 9 e 12 de setembro, o evento MMA Experience. 

A atividade faz parte do  MMA Week Brasília, que agita  a cidade  até 13 de setembro abordando o mundo das artes marciais mistas. 

 A MMA Experience colocará os fãs e praticantes da modalidade, literalmente, em cena.

Para a ocasião, será montada uma super estrutura com ringue, clínicas esportivas, backdrop para fotografias e filmagens, distribuição de brindes e degustação de produtos. 

Os convidados vão poder  tirar fotos  com o cinturão oficial do UFC e interagir com personalidades do meio, a exemplo de Carlão Barreto, faixa preta de jiu-jítsu. 

Fica para a próxima
 
Enquanto Joselice e Daniela estarão presentes no ginásio Nilson Nelson no sábado,   as amigas de ringue Samela Shohany e Nívea Moura lamentam não poderem prestigiar. Ambas lutadoras de jiu-jítsu – Nívea, inclusive, é bicampeã mundial da categoria meio-pesado adulto -, as duas estarão competindo em Florianópolis (SC) , no Floripa Internacional Open, justamente no dia do evento na capital. 
 
 “Fiquei doida, nunca fui (ver o UFC) e sempre tive vontade de ir ao menos na pesagem. Mas desistir de competir em Florianópolis nem passou pela minha cabeça”, destaca. A pesagem desta edição ocorre   amanhã, às 16h. 
 
Além das conquistas no tatame, as amigas afirmam que não recusariam um convite para integrar o time das mulheres do octógono. Nívea, inclusive,  já traça planos para migrar do jiu-jítsu para o MMA e pensa em convencer as colegas de treino do Caseb, na 909 Sul. 
 
“Mulher tem cólica, tem filho e a gente tem que abdicar de tanta coisa para competir… Por isso acho que deveríamos ter mais direito que os homens que competem. No exterior, o público vai mais para nos ver”, garante a bicampeã (K.M.O)
 
 
 
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado