O ciclista ucraniano Serhiy Honchar, de 36 anos, venceu a etapa deste sábado da Volta da França, uma das mais importantes provas da modalidade no mundo. Ele percorreu os 52km da prova contra-relógio entre Saint Grégoire e Rennes em 1h01min43s.
A segunda colocação ficou com o norte-americano Floyd Landis, com um tempo 1min01s mais lento que o vencedor. A terceira posição foi para o alemão Sebastian Lang. Com o resultado deste sábado, Honchar assume a liderança da competição, que até então pertencia ao belga Tom Boonen. O veterano Honchar sempre brilhou nas provas contra-relógio. Ao todo, ele tem três medalhas nesta modalidade em Campeonatos Mundiais: sendo um ouro na edição 2000 da competição.
O sábado também foi marcado pelo acidente com o norte-americano Bobby Julich, que perdeu o controle de sua bicicleta em uma curva e bateu no meio-fio. Levado ao hospital de Rennes, o atleta se queixou de dores no pulso direito e no ombro. A organização anunciou o seu abandono.
Terceiro colocado em 1998, ele é o segundo competidor da equipe CSC a sair da disputa. Antes da prova começar, o italiano Ivan Basso foi excluído pela organização por suspeita de envolvimento com doping.
A Volta da França segue neste domingo, com um percurso de 181km entre as cidades de Saint-Méen-le-Grand e Lorient . Na segunda-feira, os competidores ganham a primeira folga da disputa.