A União Ciclística Internacional (UCI) aprovou, nesta quarta-feira, a participação do norte-americano lance Armstrong na prova Tour Down Under, na Austrália, primeira corrida do calendário da entidade, a ser disputada entre 20 e 25 de janeiro de 2009.
A UCI afirmou que tomou a decisão depois de ‘estudar cuidadosamente a situação’ e depois de ‘levar em conta as disposições regulamentais aplicáveis e os imperativos de luta contra o doping, que é uma prioridade número um para a UCI”, falou a entidade por meio de um comunicado.
Foi explicado, também, que, ‘segundo o artigo 77 do regulamento antidoping, introduzido em 2004, um ciclista que se retirou do esporte não pode voltar a competir sem avisar a UCI com seis meses de antecedência, para que, assim, esteja disponível para fazer controles antidoping fora das provas”.
Dessa forma, Armstrong, que se aposentou em 2005 e resolveu voltar a competir em 2009, ‘não poderia reaparecer em uma competição internacional até 1º de fevereiro de 2009, uma semana após o término da Tour Down Under’.
Entretanto, a UCI considerou para decidir este caso ‘as melhoras experimentadas por seu programa de luta contra o doping desde 2004. “Graças a estas melhoras, os ciclistas estão submetidos hoje em dia a uma vigilância notadamente reforçada em comparação ao passado”, completou a UCI em seu comunicado.