O 36º Troféu José Finkel de Natação começa na tarde desta terça-feira, a partir das 17h, com as eliminatórias de seis provas, entre elas os 50m livre (prova mais rápida da modalidade). A competição é equivalente ao Campeonato Brasileiro Absoluto, quarta seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, e será realizada pela primeira vez na piscina olímpica coberta da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
As provas do primeiro dia, cujas finais serão na manhã de quarta-feira, às 10h, são as seguintes: 50m livre feminino e masculino; 200m peito feminino e masculino; 800m livre feminino e 1500m livre masculino.
Uma das atrações desta primeira disputa é o gaúcho radicado
“Após o Pan, disputei a Universíade na Tailândia e peguei 15 dias de férias, nas quais aproveitei para ir a Bali. Vou competir, mas é claro que não estou na minha melhor forma”, admitiu Deboni, forte candidato a integrar nas Olimpíadas o mesmo revezamento com o qual se consagrou no Rio de Janeiro com o ouro e um novo recorde sul-americano.
Mais uma atração nos 50m livre será o recordista sul-americano da prova, o paulista César Cielo, que já tem índice olímpico nos 50m e 100m livre. Outros medalhistas pan-americanos também pararam após o Pan ou irão parar após o Finkel, caso de Thiago Pereira, maior medalhista da competição realizada no Rio de Janeiro.