A primeira edição da International Premier Tennis League (IPTL), conta com grandes atletas da atualidade e do passado do tênis mundial, como Roger Federer, Maria Sharapova, Pete Sampras, Serena Williams, Andre Agassi e Novak Djokovic. No entanto, para levar tantas estrelas para a Ásia foi necessário um caminhão de dinheiro.
De acordo com o jornal Sydney Morning Herald, foram gastos aproximadamente 30 milhões de dólares (cerca de R$ 76,6 milhões) para atrair alguns dos maiores nomes da história do tênis. A premiação para o time campeão – são quatro equipes que disputam o torneio amistoso – é de um milhão de dólares.
Ainda segundo a publicação, o indiano Mahesh Bhupathi, um dos fundadores da IPTL, ofereceu nada menos que 1,1 milhão de dólares para cada partida que o espanhol Rafael Nadal disputasse em Manila.
No entanto, o número 3 do mundo ainda se recupera de uma operação de apendicite e não pôde participar da competição, que não conta pontos para o ranking da ATP. Com a desistência do “Touro Miura”, o suíço Roger Federer foi convidado a jogar na Ásia, onde atuará nos jogos da chave indiana do torneio, pela equipe Micromax Indian Aces.
O Brasil é representado na competição pelo mineiro Bruno Soares, que joga pelo DBS Singapore Slammers. O duplista fez dois jogos até agora, sempre ao lado da eslovaca Daniela Hantuchova, com uma derrota e uma vitória. As partidas são disputadas somente em uma parcial.