Para a decepção da torcida local, Samantha Stosur não passou da primeira rodada do Aberto da Austrália, complementada na madrugada desta terça-feira. No mesmo dia, a tcheca Petra Kvitova e a russa Maria Sharapova venceram seus respectivos compromissos e garantiram presença na próxima jornada.
Campeã do Aberto dos Estados Unidos-2011, Stosur, melhor australiana no ranking mundial, entrou no campeonato como cabeça de chave número 6. Atual 59ª da lista da WTA, a jovem Sorana Cirstea, de apenas 21 anos, não se importou com as credenciais da adversária e suportou a força da torcida local para ganhar com parciais de 7/6 (7-2) e 6/3.
Já Petra Kvitova, segunda favorita ao título e perseguidora da dinamarquesa Caroline Wozniacki na liderança do ranking mundial, atropelou a russa Vera Dushevina com um triunfo por 6/2 e 6/0. Na próxima rodada, ela defende uma invencibilidade de dois jogos diante da espanhola Carla Suarez Navarro, que ganhou da romena Irina-Camelia Begu por 6/1 e 7/5.
Campeã da edição de 2008 do Aberto da Austrália e vice da de 2007, Maria Sharapova humilhou a argentina Gisela Dulko na estreia com uma contundente vitória por 6/1 e 6/0, em apenas 58 minutos. Quarta favorita, a russa pega na segunda rodada, em um duelo inédito, a norte-americana Jamie Hampton, responsável por eliminar Mandy Minella, de Luxemburgo, com um duplo 6/1.
Cabeça de chave número 7, a russa Vera Zvonareva, em uma longa maratona de 3h15min, venceu a romena Alexandra Dulgheru com parciais de 7/6 (7-4), 6/7 (5-7) e 6/3. Desta forma, ela encara a tcheca Lucie Hradecka, que ganhou de Evgeniya Rodina, também russa, por 6/3 e 6/1. Zvonareva leovu a melhor no único jogo anterior com a adversária, na estreia de Praga-2008.
Para completar o grupo de integrantes do top 10 do ranking mundial que entrou em quadra nesta terça-feira, a francesa Marion Bartoli, cabeça de chave número 9, venceu a compatriota Virginie Razzano com parciais de 7/5 e 6/0. Assim, ela pega a local Jelena Dokic, responsável por bater a russa Anna Chakvetadze por 6/2 e 6/1. Ambas jogaram recentemente, nas oitavas de Sydney-2012, com vantagem de Bartoli.