Vários atletas olímpicos japoneses se reuniram hoje em Tóquio para reforçarem a imagem da capital do Japão como candidata a sediar os Jogos Olímpicos de 2016 – em disputa na qual concorre com o Rio de Janeiro -, exatamente um ano antes da escolha oficial pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Em um ato realizado no animado bairro de Roppongi (centro de Tóquio), o governador da cidade, Shintaro Ishihara, se uniu a vários medalhistas olímpicos para demonstrar a determinação de Tóquio para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
O governador de Tóquio disse que o evento olímpico de 2016 – caso seja realizado na cidade – será conhecido como “os Jogos Verdes”, pois o número de árvores na capital japonesa dobrará e serão criados mais mil hectares de áreas verdes.
Ishihara disse ainda que os Jogos de Tóquio “serão únicos” ao proporem um modelo “compacto” do evento, e afirmou que seriam realizados “no coração da cidade, com um ambiente amigável e emocionante e que uniria o povo”.
Na avaliação geral do COI, Tóquio obteve 8,4 pontos de média, superando as outras cidades finalistas – Rio de Janeiro, Madri e Chicago.
A capital japonesa conta com 21 instalações já construídas e em pleno funcionamento, como o Metropolitan Gymnasium, o Estádio Nacional de Yoyogi e o Nippon Budokan, muitas delas herdadas dos Jogos de 1964, realizados na cidade.
“Com a lendária hospitalidade do povo japonês conseguiremos uma experiência única no mundo e deixaremos um fantástico legado ao movimento Olímpico”, declarou o Governador, que afirmou que os Jogos trariam benefícios econômicos e sociais a Tóquio.
Entre os atletas que participaram do evento de hoje estavam o bicampeão olímpico de judô Masato Uchishiba, a equipe japonesa campeã olímpica de softbol, o medalhista de prata na esgrima Yuki Ota e o campeão paraolímpico e recordista mundial nos 50 metros da natação Takayuki Suzuki.
Ota incentivou o público a apoiar os Jogos e disse que os japoneses têm “paixão pelo esporte”, por isto ficarão felizes em receber o torneio de 2016 caso Tóquio seja a cidade escolhida, daqui a exatamente um ano.