A cidade de Tóquio destacou hoje que conta com “total apoio nacional” para conseguir sediar os Jogos Olímpicos de 2016 e que, graças à resolução aprovada no Parlamento, está “um passo mais perto” da vitória.
O Senado do Japão aprovou hoje uma resolução de apoio à candidatura de Tóquio para os Jogos Olímpicos de 2016, na competição com Madri, Rio de Janeiro e Chicago, depois que fizesse o mesmo a Câmara, com apoio de governantes e opositores.
“Com a aprovação da resolução, dispomos do total apoio nacional para a candidatura, nos colocando um passo mais perto de nosso objetivo de trazer os Jogos para Tóquio”, disse hoje o prefeito de Tóquio, Shintaro Ishihara, em comunicado.
A resolução inclui o compromisso do Governo de auxiliar economicamente a Prefeitura de Tóquio para a organização do evento.
O Governo Metropolitano de Tóquio (TMG) dispõe de um fundo de 400 bilhões de ienes (US$ 4,058 bilhões) para a construção e manutenção da infraestrutura olímpica, grande parte já pronta desde os Jogos de 1964.
A campanha conta também com 310 bilhões de ienes (US$ 3,145 bilhões) para a organização dos Jogos.
O texto aprovado hoje considera necessário o trabalho preparatório para apoiar a candidatura, um fator levado em conta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na hora de selecionar a sede.