Pelo menos no quesito rapidez, Tóquio saiu na frente das demais postulantes à sede das Olimpíadas-2016. É que a cidade japonesa foi a primeira a entregar o questionário de respostas à organização dos Jogos na sede do Comitê Olímpico Internacional, em Lausanne, na Suíça.
“Esse caderno de encargos permite compartilhar o nosso ponto de vista técnico com o do COI. Acredito que o documento demonstra todo o empenho de nossa cidade para abrigar o maior evento do mundo”, afirmou o confiante Yasuhiro Nakamori, vice-diretor do comitê de candidatura japonês.
O questionário, que deve ser entregue ao COI no máximo até segunda-feira, contém detalhes acerca de todas as cidades candidatas (além de Tóquio, disputam Baku, Doha, Madri, Chicago, Praga e Rio de Janeiro). O documento deve explicitar temas como instalações esportivas, planos de segurança e transporte, e orçamento e financiamento.
Rio entrega na sexta: O comitê da candidatura do Rio de Janeiro estará na Suíça nesta sexta-feira, a partir das 8h, para apresentar seu caderno de encargos.
A entrega do questionário contará com presenças ilustres, como o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COI), Carlos Arthur Nuzman, o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o secretário de esportes estadual, Eduardo Paes, e o secretário-geral do comitê de candidatura Rio-2016, Carlos Roberto Osório.