Os finalistas do Campeonato Europeu de basquete foram definidos nesta sexta-feira. Destaque para o confronto entre a favorita Espanha, atual bicampeã continental, e a França. Decidido somente na prorrogação, o duelo foi bastante equilibrado e terminou com triunfo dos Bleus pelo placar de 75 a 72.
Os espanhóis foram para os vestiários com vantagem de 14 pontos no intervalo (34 a 20), mas na segunda metade da partida, a França conseguiu reagir e, com vitórias parciais por 23 a 15 e 22 a 16 nos terceiro e quarto quartos, respectivamente, os franceses conseguiram levar a decisão para o tempo extra, quando venceram o período por 10 a 7 e avançaram à decisão.
O grande destaque da partida foi o francês Tony Parker, que foi o cestinha da partida, com 32 pontos. Do lado espanhol, o melhor atleta em quadra foi Marc Gasol, que quase atingiu um double-double: 19 pontos e nove rebotes.
A outra seleção finalista do Europeu é a Lituânia, que também nesta sexta, derrotou a Croácia pelo placar de 77 a 62. O maior pontuador da partida foi o lituano Jonas Maciulis, que anotou 23 pontos no confronto.
A decisão do Campeonato Europeu de basquete, que está sendo disputado na Eslovênia, será no próximo domingo, às 16h (de Brasília). Antes, às 12h30, a Espanha briga pelo terceiro lugar com a Croácia.