A boa temporada do brasileiro Tony Kanaan na Fórmula Indy não foi suficiente para tirá-lo do grupo de pilotos que precisam agir também como empresários e buscar patrocínios para competir. O baiano ainda corre atrás de apoio suficiente para garanti-lo por mais um ano na ascendente equipe KV durante toda a temporada da categoria.
Mesmo sem patrocínio suficiente, a situação de Kanaan é mais confortável do que no início de 2011. Após o fim do contrato com a equipe Andretti, ele sofreu para conseguir um lugar no grid da Fórmula Indy e acertou com a KV a apenas cinco dias do início do Mundial.
“Eu posso dizer que a gente vai começar o campeonato. Ainda está faltando patrocínio, mas está muito melhor do que no ano passado, porque já tem dinheiro para iniciar o ano. Com certeza até Indianápolis a gente está garantido”, avaliou o brasileiro, quinto colocado da temporada.
Ao lado do experiente japonês Takuma Sato, que tem passagens pela Fórmula 1, Kanaan foi responspavel por levar a equipe a um lugar de destaque dentro da categoria, o que contribui para sua situação no time, mas não o assegura sem patrocínio até o fim do campeonato.
“Não é porque é o final do ano que a gente não está trabalhando, tanto eu como até o Rubinho. A gente está até combinando de não ir pedir apoio nas mesmas empresas”, brincou Kanaan, referindo-se às tentativas do amigo Rubens Barrichello de renovar seu contrato com a Williams e disputar sua 20ª temporada na Fórmula 1. “A situação está bem melhor do que no ano passado e tenho quase certeza que a gente vai fazer o campeonato inteiro”, completou.
A Fórmula Indy ainda não anunciou oficialmente seu calendário para a temporada 2012, mas o campeonato começa no dia 25 de março no Grande Prêmio de São Petersburgo. A São Paulo Indy 300, prova brasileira do campeonato, acontecerá no dia 29 de abril, no circuito de rua montado na região do Anhembi.