O tcheco Tomas Berdych é mais um favorito eliminado do torneio de Wimbledon, o mais tradicional do calendário. Cabeça de chave 6, ele caiu no Grand Slam londrino diante do croata Marin Cilic, 26º favorito ao título, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5), 6/4 e 7/6 (8-6), na terceira rodada.
Com a derrota desta sexta-feira, Berdych continua piorando seu desempenho em torneios de Grand Slam este ano. Ele abriu a temporada com a semifinal do Aberto da Austrália, chegou às quartas de final de Roland Garros e agora se despede de Wimbledon na terceira rodada.
Berdych ainda defendia os pontos conquistados por ter atingido as quartas de final de Wimbledon da temporada passada. Em 2013, seus melhores desempenhos em torneios de Grand Slam ocorreram na Inglaterra e no Aberto da Austrália.
Na partida desta sexta-feira, Marin Cilic usou como importante arma seu potente saque. Ele anotou 20 aces e venceu 81% dos pontos em que acertou o primeiro serviço em quadra. Como resultado dessa eficiência teve seu saque quebrado apenas duas vezes em sete oportunidades na partida.
Já Berdych conseguiu vencer 69% dos pontos com o primeiro serviço na quadra e ofereceu 14 oportunidades de quebra ao tenista croata. Cilic aproveitou três e chegou às oitavas de final de Wimbledon pela segunda vez na carreira.
O próximo adversário do croata no All England Club será o francês Jeremy Chardy, algoz do ucraniano Sergiy Stakhovsky.