Menu
Mais Esportes

Todos contra o Uniceub de olho no título do NBB5

Arquivo Geral

23/11/2012 8h54

Ian Ferraz e Marcus Pereira

torcida@jornaldebrasilia.com.br

 

A quinta edição do Novo Basquete Brasil (NBB) sofreu um inchaço e terá 18 equipes na temporada 2012/2013 – a última temporada contou com 15. Para 17 delas, o objetivo é um só: derrotar o tricampeão UniCeub/BRB, tirando a hegemonia criada pela equipe de José Vidal desde 2009. E não é para menos, já que eles venceram três das quatro edições já disputadas. 

 

Depois de perder o patrocínio master de uma empresta estatal, o torneio se manteve forte graças ao empenho das equipes, que souberam se reforçar e também à boa campanha da seleção brasileira masculina nos Jogos Olímpicos de Londres, dando maior visibilidade ao basquete nacional. Seis dos 12 atletas  que estiveram em solo britânico disputam o  NBB.  

 

Quanto ao regulamento, poucas mudanças. A final em jogo único e no mando de quadra do melhor colocado da primeira fase foi mantida. Como o número de participantes aumentou, os dois últimos da tabela disputarão um quadrangular com os dois finalistas da Super Copa do Brasil. Quem chegar à decisão dessa disputa terá vaga assegurada no NBB 6, enquanto os dois piores  inauguram a Segunda Divisão, programada para 2013/2014. 

 

Além do UniCeub/BRB, os favoritos para a quinta edição são o reforçado Flamengo, o entrosado São José, o Bauru, de Larry Taylor, e o Franca, que pode aparecer como surpresa após uma temporada ruim. A começar pelo banco de reservas. Lula Ferreira assumiu a vaga de Hélio Rubens, que foi para o Uberlândia. 

 

“O NBB vem melhorando tecnicamente ano a ano. E a lei de mercado de jogadores vem funcionando bem, tanto que os times de maior expressão estão contratando mais e os do segundo escalão têm que correr atrás”, disse Lula, campeão  brasileiro de 2007 pelo Universo-DF.

 

INVASÃO INTERNACIONAL

Tradicionalmente, o torneio  conta com um bom número de estrangeiros. Fato mantido neste ano. Da última temporada para a atual, o número aumentou de 31 para 38 gringos inscritos.

 

A grande estrela ainda é o armador norte-americano naturalizado brasileiro Larry Taylor. O norte-americano Shamell, do Pinheiros, se recupera de lesão, mas atuará em 2013. O  argentino Figueroa defenderá o Franca, assim como o bósnio Vik Ivanovic.     

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado