Depois de confirmar que o revezamento da tocha olímpica antes dos Jogos de Pequim-2008, a organização chinesa informou que os preparativos para a concretização do projeto estão em fase final e que a tocha deverá ser levada ao Monte Everest ainda neste ano. Pela primeira vez na história, o revezamento da tocha passará pelos picos mais altos do mundo.
"A tocha será desenhada especificamente para queimar em altas altitudes", garantiu o vice-presidente do comitê de organização, Liu Jingmin, à agência oficial de notícias Xinhua. "Estamos em fase final de design".
Segundo ele, o revezamento de alta altitude será feito durante um período de "clima seguro" e será acompanhado pela televisão. Um grupo de alpinistas está sendo especialmente treinado para encarar o desafio e um teste será realizado no trecho da montanha entre China e Nepal.
O Comitê chinês estabeleceu seis metas a serem realizadas ainda este ano como preparação para as Olimpíadas. Estão previstas a realização de 26 eventos testes durante a temporada, mas não há datas definidas. Os ensaios das cerimônias de abertura e encerramento também estão programados para este ano, assim como o término no processo de seleção de voluntários.
De acordo com Jingmin, algumas sedes deverão estar prontas no final de 2007. O andamento das obras chinesas recebeu elogios do Comitê Olímpico Internacional. Seu presidente, Jacques Rogge, esteve no país em outubro e destacou a rapidez nos progressos. Apesar disso, ele pediu que os organizadores "não percam a bola de vista".
Dentro da China, contudo, representantes de moradores têm demonstrado preocupação com a poluição provocada pelas construções. O sistema caótico de trânsito é outro problema apontado por eles.