Menu
Mais Esportes

Times brasileiros que mais disputaram finais de Libertadores

Jornal de Brasília

25/04/2022 11h20

Atualizada 26/05/2022 11h33

Criada no ano de 1960, a Copa Libertadores da América é a maior competição de clubes da América do Sul. É a competição mais desejada por todos os clubes do continente, sejam eles brasileiros, argentinos, uruguaios ou de qualquer outro país.

Acrescentando a isso, a Argentina é o país que mais tem títulos da Copa Libertadores, com 25, sendo seguida pelo Brasil, com 21. Entretanto, os times brasileiros chegaram a mais finais que os times argentinos, 38 a 37, respectivamente. E nos últimos anos a diferença vem diminuindo.

Dessa forma, é preciso destacar os clubes brasileiros que mais vezes chegaram à final desta competição, sendo eles, Palmeiras e São Paulo com 6, além do Grêmio e do Santos, com 5.

Clubes brasileiros com mais finais disputadas de Copa Libertadores

Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Santos são os clubes brasileiros que mais vezes chegaram à final da Copa Libertadores. Além disso, vale ressaltar ainda que esses são os clubes brasileiros que mais vezes foram campeões da competição, com 3 títulos cada.

Agora, é o momento de saber o retrospecto desses 3 clubes na competição.

  1. São Paulo

O São Paulo chegou em 6 finais da Copa Libertadores da América e tem 3 títulos. Dessa maneira, o clube tem um aproveitamento de 50% em finais da competição, tendo participado da mesma em 21 ocasiões.

Acrescentando a isso, o São Paulo foi o segundo time brasileiro que conseguiu ser bicampeão seguido da competição, em 1992 e 1993. Sendo que, o primeiro clube a conseguir tal feito foi o Santos de Pelé, nos anos de 1962 e 1963.

Por fim, o time do São Paulo voltou a ganhar a competição em 2005, chegando ao seu terceiro título. Entretanto, bateu na final nos anos de 1974, 1994 e 2006.

  1. Palmeiras

Assim como o São Paulo, o Palmeiras chegou em 6 finais de Copa Libertadores, tem 3 títulos da competição e aproveitamento de 50% nas finais. Além disso, também foi bicampeão da competição, em 2020 e 2021, se tornando o terceiro time brasileiro a conseguir tal feito.

Adicionado a isso, o Palmeiras também participou de 22 edições da competição, assim como o São Paulo. O Verdão perdeu as duas primeiras decisões que participou e em 1999 ganhou sua primeira taça.

  1. Grêmio

O Grêmio, diferentemente de Palmeiras e São Paulo, chegou em 5 finais de Copa Libertadores. Entretanto, ganhou a taça o mesmo tanto de vezes que os outros dois clubes, em 3 ocasiões.

Assim sendo, o Grêmio tem um aproveitamento de 60% em finais de Libertadores. Além do mais, assim como Palmeiras e São Paulo, participou de 21 edições da competição mais importantes de clubes da América Latina.

  1. Santos

O Peixe foi bicampeão em 1962 e 63, comandado por Pelé. O alvinegro praiano poderia ter ganhado ainda mais taças naquela época, mas o foco estava em excursões pela Europa.

Somente em 2003, com Robinho liderando a equipe, o Santos voltou a ser finalista, acabando derrotado pelo Boca Juniors. Com Neymar, o time levou a taça de 2011 e novamente foi finalista em 2020, perdendo para o Palmeiras.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado