A partir do dia 21 de outubro, o UniCeub/Brasília terá a chance de conquistar um feito inédito para o basquete brasileiro. Com dois títulos da Liga Sul-Americana, o time candango pode passar o Vasco em número de conquistas.
Os dois times, inclusive, são os brasileiros com maior número de troféus. O Vasco, com o forte elenco montado no final da década de 1990 e começo dos anos 2000, venceu a competição em 1999 e 2000. O cruz-maltino demorou mais de 10 anos para ser alcançado, justamente pelo UniCeub/Brasília, campeão em 2010 e 2013.
Com o triunfo em 2000, o Vasco garantiu a chance de disputar o Mc Donald’s Championship, espécie de Mundial de Clubes da época, perdendo a final para o San Antonio Spurs, então campeão da NBA.
Caso repita a façanha de 2010 e de 2013, o time do Distrito Federal ultrapassará os cariocas e se isolará como único brasileiro tricampeão do certame.
O UniCeub/Brasília integra o Grupo D do campeonato, que conta, além dos brasilienses, com os donos da casa, o Guácharos de Maturín, Defensor (URU) e Guerreros de Bogota (COL). A chave será disputada entre os dias 21 e 23 de outubro.
Para o armador Fúlvio, um dos estreantes do time candango no torneio continental, o fato de ser atual campeão faz com que o UniCeub/Brasília entre em quadra com uma responsabilidade maior.
“O UniCeub/Brasília, por ser o atual campeão do torneio, é visto como o time a ser vencido. Estamos numa chave difícil, com sede na Venezuela e que tem equipes fortes. Mas até o inicio do nosso quadrangular estaremos bem preparados para defender o título nessa temporada”, garante.
Time da casa preocupa
Estrear em casa na Liga Sul-Americana já havia virado algo corriqueiro para o UniCeub/Brasília. Nas últimas duas participações da equipe na competição (2012 e 2013), o time candango sediou um dos quadrangulares da primeira fase no Ginásio da Asceb.
Sem contar com a proximidade da torcida no início da Liga Sul-Americana, o ala Arthur aponta a equipe do Guácharos como um dos favoritos a conquistar a vaga na segunda fase.
“Certamente, é um grupo forte, pois o time da casa sempre entra com o apoio da torcida e deve vir reforçado para buscar a classificação. O time uruguaio é bastante tradicional, está acostumado a jogar esta competição e também vai dar muito trabalho”, diz um dos remanescentes do elenco da temporada passada.
Curiosamente, o fato de estrear em casa rendeu bons frutos ao UniCeub/Brasília. Em 2012, o time candango chegou à fase final do torneio, mas acabou sendo eliminado. No ano seguinte, porém, o time foi além e ficou com o título.
Fórmula de disputa
1 – Quadrangulares: a exemplo do que ocorreu no ano passado, a Liga Sul-Americana será disputada em quadrangulares.
2 – Passam dois: divididas em quatro grupos com quatro times cada, os times da Liga Sul-Americana 2014 se enfrentam no formato de todos contra todos, em turno único, onde os dois melhores classificados passam à fase seguinte.
3 – Vale vaga: a Liga Sul-Americana é a última chance das equipes do continente para conseguirem um lugar na Liga das Américas do ano que vem. O campeão da Liga Sul-Americana carimba o passaporte para o maior torneio da modalidade no continente americano. Foi o roteiro seguido pelo UniCeub/Brasília no ano passado.