Com a proximidade dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que acontecem em julho, na cidade canadense, o time brasileiro de vela já inicia a sua preparação a todo vapor, guiada por bons ventos até o momento.
Encerrados no último fim de semana, o Campeonato Sul-Brasileiro da classe Hobie Cat 16, realizado em Porto Alegre, e a Seletiva Nacional da classe J24, disputada na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, definiram todos os representantes do país nas classes não-olímpicas.
São eles: os paulistas Cláudio Teixeira e Bruno Oliveira, que pleitearam a vaga no último domingo, na Hobie Cat 16, e os velejadores Alexandre Saldanha, Daniel Santiago, Guilherme Hammelman e Maurício Santa Cruz – que formam a tripulação detentora do último título do Pan –, garantidos através da J24.
Além destas, as seguintes tripulações já têm vaga garantida em Toronto 2015: classe Lightning (Cláudio Biekarck, ex-técnico de Robert Scheidt, divide o trabalho com Gunnar Ficker e Maria Hackerott), classe Snipe (Alexandre Paradeda, dono de duas medalhas no Pan, e Lucas Aydos), e classe Sunfish (João Hackerott).
As demais classes olímpicas que disputarão o Pan-Americano (RS:X Masculina, RS:X Feminina, Laser Standard, Laser Radial e 49er FX) realizarão suas convocações após a prova francesa da Copa do Mundo de Vela de 2015, que ocorre entre os dias 20 e 26 de abril, em Hyères.