Os atletas brasileiros que disputarão os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 (CHI) iniciaram, nesta quinta-feira, em Tóquio, no Japão, os treinamentos e a preparação para a estreia na competição. Graças a um acordo entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o do Japão, 42 jovens talentos do esporte nacional estão usufruindo de um dos mais modernos e equipados centros de treinamento do mundo.
O primeiro compromisso do Time Brasil na manhã desta quinta-feira em Tóquio foi uma apresentação do gerente geral do Centro de Treinamento Nacional do Comitê Olímpico do Japão, Yukinori Myiabe, que reuniu-se com toda delegação brasileira para dar boas vindas e apresentar a estrutura do CT aos atletas.
“Sejam bem-vindos ao nosso Centro de Treinamento Nacional. Espero que vocês tenham um excelente período de preparação neste centro para os Jogos Olímpicos da Juventude. Eu espero que vocês tenham grandes benefícios para as suas futuras carreiras com a experiência que terão aqui”, ressaltou Yukinori.
Na parte da tarde, as modalidades se dividiram e cada uma seguiu sua programação de treinamentos. A única equipe que treinou fora do CT japonês foi a de vôlei de praia, que realizou trabalhos em um parque olímpico de Tóquio. No feminino, a modalidade chegará a Nanquim embalado pelos títulos mundiais masculino e feminino Sub-19, conquistados na semana passada na cidade do Porto, em Portugal.
“Esse primeiro treino foi bom para soltar (a musculatura) da viagem. A aclimatação está sendo feita para irmos com tudo para a China. Foi um bom começo, mas a gente melhora a cada treino, a cada dia”, afirmou Eduarda Lisboa, a Duda, de 16 anos, que em Portugal fez parceria com Andressa. Em Nanquim, ela atuará ao lado de Patrícia, de 1,94m, natural de Espinosa (MG). Duda é atual bicampeã mundial Sub-19 e, com uma promissora carreira pela frente, a sergipana quer brilhar na estreia do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos da Juventude.
“Espero o melhor da gente, fazer o nosso bem, ir com tudo e focar em todos os jogos. Passo a passo tudo vai dar certo”, projetou Duda, que apesar da pouca idade foi ainda vice-campeã Sub-23 de vôlei de praia em 2013.
Em Macau, atletismo e natação também deram início aos treinamentos de aclimatação. Nesta sexta-feira, o Time Brasil seguirá em intensa preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude.
O Brasil será representado por 97 atletas com idade entre 15 e 18 anos em 24 modalidades nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. A delegação brasileira será a segunda maior do evento, atrás apenas do país sede, a China.