Medalha de prata nas Olimpíadas de Sidney, o paulista Tiago Camilo não teve o menor problema para confirmar seu favoritismo diante de Fiderd Vis, de Barbados, seu adversário de estréia entre os meio-médios (até 81kg) no Mundial de Judô.
Bastante concentrado, o paulista de Bastos entrou no tatame com o objetivo de finalizar o combate da forma mais rápida possível. Trabalhando muito os golpes a partir da gola do oponente, ele logo encaixou um ippon e finalizou o duelo com pouco esforço físico.
Ouro no Mundial Júnior de 1998, Camilo terá como oponente na próxima fase outro adversário teoricamente fácil, o salvadorenho Franklin Cisneiros.
Mulheres
Quem proporcionou uma grata surpresa para a torcida em sua primeira luta neste Mundial de judô foi a gaúcha Mayra Aguiar. Com apenas 16 anos, ela encarou de cara a polonesa Katarzyna Pilocik na sua primeira luta na categoria médio.
A atleta, no entanto, demonstrou muita confiança contra a rival. Mesmo tendo tomado um koka na metade do duelo, ela teve forças para reagir e empatou a luta. Depois ainda conseguiu um yuko e no minuto final assegurou a vitória com outro yuko. Agora, ela encara a britânica Sally Conway para continuar na luta pelo título.