Menu
Mais Esportes

Thomaz Bellucci joga bem e elimina francês top 40 do mundo em Madri

Arquivo Geral

04/05/2015 22h40

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci, 77º colocado no ranking mundial, conquistou um expressivo resultado na tarde desta segunda-feira. Jogando pela primeira rodada da chave principal do Masters 1000 de Madri, o paulista derrotou o francês Jeremy Chardy (32º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5, em 1h33 de partida.

O resultado condicionou Bellucci a enfrentar o norte-americano John Isner, cabeça de chave número 16, na segunda-rodada. O norte-americano passou pelo francês Adrian Mannarino por 7/6 (7-2) e 6/4. O duelo está marcado para a próxima quarta-feira.

Os dois se encontraram em duas oportunidades pelo circuito da ATP, com vitória brasileira em ambas: em 2010, Bellucci venceu por 7/6 (9-7) e 7/5 pelo Masters 1000 de Roma, enquanto que na Copa Davis de 2013, Thomaz venceu emocionante partida de cinco sets, parciais de 2/6, 6/4, 6/7 (7-9), 6/4 e 6/3.

A melhor participação de Thomaz Bellucci no tradicional torneio de saibro ocorreu em 2011, quando só perdeu nas semifinais para o sérvio Novak Djokovic, que seria o campeão daquela edição. Naquela ocasião, o paulista superou o britânico Andy Murray nas oitavas de final e o tcheco Tomas Berdych nas quartas.  Foi também o resultado mais expressivo de Bellucci em um torneio Masters 1000.

O torneio em Madri oferece ao campeão 1000 pontos no ranking mundial, além de uma premiação em dinheiro de 800 mil euros (cerca de R$ 2,7 milhões).

O jogo – Esta foi a primeira vez que Bellucci e Chardy se enfrentaram pelo circuito da ATP. Agressivo, o brasileiro conseguiu encaixar bolas profundas, que dificultaram a vida do francês, conseguindo uma quebra logo no terceiro game da primeira parcial (2/1). A partir de então, o brasileiro continuou sacando forte – disparou quatro aces – e não teve o serviço ameaçado sequer uma vez. Assim, o tenista de Tietê administrou a vantagem para fechar o set em 6/4.

Chardy voltou mais ligado para a segunda parcial e conseguiu ser mais agressivo, principalmente, no fundo de quadra. Mesmo assim, Bellucci teve três break points, que foram salvos pelo francês. No décimo game, o europeu teve dois sets points recebendo, porém o brasileiro foi frio o suficiente para se manter vivo no set e empatar em 5/5.

No game seguinte, Bellucci angariou ótimas bolas do fundo de quadra e, após três break points, conseguiu realizar a primeira quebra do segundo set, abrindo 6/5. Sacando para fechar a partida, o brasileiro não titubeou e, com um belo voleio na região da rede, despachou o rival francês e avançou à segunda rodada em Madri.

Os números ilustram bem o que foi a partida e a superioridade brasileira em quadra. No quesito saque, Bellucci se destacou com oito aces disparados, cinco a mais que o francês. Ele ainda obteve 71% de aproveitamento no primeiro serviço, contra 62% de Chardy. O paulista também encaixou mais bolas vencedoras (26) do que o europeu (18) e errou menos também (24 a 15).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado