Dono do recorde mundial dos 200m medley em piscina curta (25 metros) – 1min53s14 -, obtido no último domingo, em Berlim, Thiago Pereira chega nesta terça-feira ao Brasil com o moral alto e cheio de confiança para a última etapa da Copa do Mundo de Natação, em Belo Horizonte, no próximo fim de semana.
Além da melhor marca do mundo, o nadador traz da Europa, onde disputou três provas em duas etapas da competição – Estocolmo (Suécia) e Berlim (Alemanha) -, seis medalhas de ouro (duas nos 100m, duas no 200m e outras duas nos 400m medley) e três recordes sul-americanos.
De acordo com Fernando Vanzella, treinador do nadador, o desempenho nas piscinas européias mostra o quanto Thiago Pereira evoluiu nos últimos meses. “Os tempos foram melhores do que esperávamos para a época do ano e pelo tempo de treino que ele teve após o Pan. Além do recorde mundial, o tempo dos 400m medley (4min00s63, novo recorde da Copa do Mundo, e apenas 26 centésimos acima da marca mundial) foi muito significativo”, disse.
O técnico lembra que a disputa das etapas da Copa do Mundo é apenas primeira competição internacional de Thiago após o Pan. “Ele é hoje um atleta muito experiente e competitivo. Mesmo na fase atual de treinamento, em que ainda não está no melhor momento para competir, ele está conseguindo melhorar seus tempos”, afirmou.
O que o treinador não quer é que Thiago Pereira perca o foco com a pressão de torcedores e da mídia. “Sabemos que a pressão e o assédio fazem parte do esporte. Dessa forma, é preciso manter sempre o bom humor e saber aproveitar o que isso pode nos trazer de positivo para ter uma boa performance. O nível técnico que ele atingiu na Europa é excelente e espero que mantenha em Belo Horizonte”, comentou Vanzella.