Recordista mundial dos 200m medley em piscina curta (25m), Thiago Pereira estréia nesta quinta-feira, exatamente nesta prova, mas em piscina olímpica (50m), nas últimas competições de 2007. Thiago representará o Minas Tênis Clube no Campeonato Brasileiro Sênior e no Open Correios, que serão disputados simultaneamente até domingo, no Pinheiros, em São Paulo. Para o técnico Fernando Vanzella, as disputas serão mais uma etapa de avaliação olímpica do atleta.
“Meu objetivo principal é ajudar o Minas a manter a liderança e terminar em primeiro no ranking nacional de clubes. Tive algumas semanas bastante agitadas após a Copa do Mundo, mas consegui conciliar com os treinos para ter um bom desempenho nessas últimas competições do ano”, afirma Thiago. “Cada uma das quatro provas que ele vai disputar tem a finalidade de avaliar em que estágio ele está na preparação olímpica. O legal da competição no Pinheiros é que o Thiago pode ser campeão pela manhã e à tarde”, completa Vanzella.
Thiago compete nos 200m medley, sua especialidade, na oitava prova da programação oficial, que começa às 9h30. Na sexta-feira, ele disputa os 100m borboleta, no sábado será a vez dos 200m livre e no domingo, encerramento da competição, ele nada os 400m livre, sempre com foco na Olimpíada de Pequim.
Em 2007, Thiago Pereira conquistou oito medalhas de ouro e uma de bronze nas três etapas da Copa do Mundo de Natação que disputou: Estocolmo, Berlim e Belo Horizonte. Na capital alemã, ele cravou 1min53s14 e estabeleceu o novo recorde mundial dos 200m medley em piscina curta. Com seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no Rio de Janeiro, Thiago também se tornou o mais vitorioso atleta em uma única edição do Pan. Para os Jogos Olímpicos de Pequim, o nadador, finalista do Prêmio Brasil Olímpico 2007, tem índice em seis provas: 200m livre, 100m e 200m costas, 200m peito, 200m e 400m medley.