Novak Djokovic venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga na semifinal de Wimbledon, por 3 a 1 com parciais de 7/6, 6/2, 6/7 e 6/3, após duas horas e cinquenta e nove minutos. A vitória, além de colocar o sérvio em sua primeira final de Wimbledon, garantiu a primeira colocação do ranking da ATP.
Como ele foi semifinalista ano passado, a vaga na final lhe renderá 800 pontos. O líder do ranking Rafael Nadal tem apenas 65 pontos de vantagem e pode, no máximo, igualar os 2 mil do título do ano passado. O canhoto chegou à liderança do ranking em 7 de junho de 2010 e na segunda-feira, quando a nova lista for divulgada, terá passado exatas 50 semanas como melhor tenista do mundo.
O sérvio continua na melhor temporada da sua carreira. Chegou à sua oitava final em nove torneios e pode conquistar o oitavo título em 2011. Ele já venceu o ATP 500 de Dubai, o 250 de Belgrado, os Masters 1000 de Indian Wells, Miami, Madrid e Roma e o Aberto da Austrália.
Sua única derrota até agora foi na semifinal de Roland Garros, para o suíço Roger Federer. Na próxima rodada, ele enfrenta o vencedor do duelo entre Rafael Nadal e o britânico Andy Murray. Contra o dono da casa, reeditaria a decisão do Australian Open. Se enfrentar o espanhol, pode apostar no ótimo retrospecto recente: quatro vitórias este ano.
O jogo – Em sete duelos contra Tsonga, Djokovic havia vencido apenas dois e o começo da partida assustou o sérvio. Logo no primeiro game, ele cometeu um erro não forçado após troca de bolas no fundo da quadra e teve o serviço quebrado. A chance de devolver apareceu no game seguinte, mas o francês salvou o break point com uma paralela.
No décimo game, ele teve três oportunidades de quebra a seu favor, mas Tsonga salvou todas. Em iguais, ele cometeu uma dupla falta e deu outra chance a Djokovic. Em seguida, um erro não forçado do 19º do ranking empatou a partida e a levou ao tie break.
No segundo set, Djokovic não demorou para quebrar o saque de Tsonga e abriu 3 a 1. No quinto game, teve outro break point a favor e se aproveitou de um erro de voleio do francês para dilatar sua vantagem e fechar em 6/2.
Ele conseguiu outra quebra no começo do terceiro set, mas Tsonga devolveu. No tie break, teve dois match points, mas o francês conseguiu um mini-break e continuou vivo no jogo. No quarto set, Djokovic não deu chances ao rival e fechou o jogo com 6/3.