Lorena castro
Golpes rápidos, agilidade e concentração. Tudo isso será visto pelo público brasiliense a partir de hoje. Pela primeira vez, o Brasil recebe um aberto paraolímpico de tênis de mesa. São 33 países e 190 atletas de diferentes categorias na competição. Brasília foi escolhida como sede do evento que começa a partir de hoje, no Nilson Nelson, e só termina domingo com a competição entre as Seleções.
Os campeões paraolímpicos, como o chinês Lin Ma e o francês Vincent Boury, já confirmaram presença, assim como os principais líderes do ranking mundial. A equipe brasileira tem o maior número de competidores, totalizando 45 atletas. A França vem logo depois e com força máxima. China, Alemanha, Argentina e muitos outros também participam do torneio.
O aberto também terá representantes do Distrito Federal. O integrante mais novo da seleção brasileira Ronaldo de Souza, 32 anos, disse que começou no tênis de mesa há pouco mais de um ano e está muito feliz de jogar em Brasília. “Independente do resultado, competir será muito válido. Ainda não conheço todos os campeões olímpicos e mundiais e, jogar contra eles, vai ajudar a compreender meu nível de jogo”, ressalva. O atleta conquistou o Pan-americano na Vezenuela, este ano, na categoria classe 2 – cadeirante.
Guilherme Costa, 17 anos, é apontado pela delegação como uma promessa para 2016. O brasiliense é a revelação juvenil da modalidade e também foi campeão do Pan-americano. O garoto foi atropelado há cerca de três anos e encontrou no tênis de mesa uma oportunidade. “No início tive dificuldade para aceitar a cadeira de rodas, porque queria ser jogador de futebol. Mas agora, competindo com a seleção de tênis de mesa, estou muito satisfeito”, declara. Dos 45 atletas brasileiros, a capital terá oito representantes, tanto no masculino como no feminino.
A disputa será acirrada. O Aberto de Brasília Fator 40 somará pontos para o ranking mundial e, por isso, os melhores do mundo estarão na capital. O torneio acontece entre os dias 26 e 29 de novembro, no ginásio Nilson Nelson, com entrada gratuita para o público. As partidas começam a partir das 8h30 e a disputa individual inicia hoje à noite. Os jogos entre as Seleções serão no final de semana e estarão competindo os melhores países do tênis de mesa.