A brasileira Teliana Pereira ainda não venceu na temporada de 2016 do circuito profissional feminino de tênis. Nesta segunda-feira, ela foi eliminada na estreia do WTA de Hobart pela britânica Heather Watson, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0. A parcial em que uma das tenistas não vence games é popularmente conhecida como pneu.
Teliana abriu o ano na 46ª colocação do ranking mundial, posição histórica para o tênis feminino no Brasil. Nos torneios de preparação para o Aberto da Austrália, no entanto, ainda não se deu bem. Na última semana, caiu na estreia também do WTA de Brisbane para a alemã Andrea Petkovic. Em seus dois jogos no ano, marcou apenas três games.
Algoz de Teliana em Hobart, Heather Watson, campeã de 2015, agora enfrenta a romena Monica Niculescu, cabeça de chave 4 e responsável pela eliminação da norte-americana Christina McHale. Também nesta segunda-feira, a canadense Eugenie Bouchard passou pela norte-americana Bethanie Mattek-Sands e se classificou para enfrentar a belga Alison Van Uytvanck
O próximo compromisso de Teliana é o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada. Sua adversária de estreia será definida em sorteio na próxima sexta-feira, três dias antes do início do torneio. Ela não disputou a chave principal de Melbourne na temporada passada – foi eliminada na segunda rodada do qualifying.
Sua única participação no Aberto da Austrália ocorreu em 2014, ano em que foi eliminada na estreia pela russa Anastasia Pavlyuchenkova.