Número 1 do Brasil, Teliana Pereira será a representante verde-amarela no Roland Garros. Na manhã desta sexta-feira, a tenista alagoana venceu a espanhola Laura Pous Tio, 205º do mundo, com direito à pneu por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/0 e 7/5 após 1h59 e conquistou uma vaga na chave principal do Grand Slam francês pela segunda vez na carreira.
Teliana ficou perto de estrear em Roland Garros em 2013, quando passou para a última rodada do quali e acabou eliminada como Lucky Loser, mas não houve desistências. Na temporada passada, estreou em Grand Slam com a participação no Aberto da Austrália, mas caiu para a russa Anastasia Pavlyuchenkova, à época com 16 anos, ainda na estreia.
Os pontos conquistados mantiveram a tenista em 92º lugar no ranking da WTA e lhe classificaram para o torneio francês. Na estreia, a brasileira venceu a tailandesa Luksika Kumkhum e quebrou um tabu de 25 anos sem vitórias brasileiras em Grand Slams. No entanto, caiu na segunda rodada para a romena Sorana Cirstea. Atualmente na 75ª posição do ranking da WTA, melhor marca de sua carreira, Teliana terá a chance de repetir o feito e angariar mais triunfos no saibro francês.
Para ter a oportunidade de disputar o torneio, a brasileira passou pela francesa Stéphanie Foretz e pela tcheca Renata Voracova nas duas rodadas anteriores. A brasileira espera o fim da fase de classificação para conhecer sua adversária na estreia.
O jogo – Em seu primeiro serviço, Teliana salvou um break-point, mas Pous Tio não desperdiçou a oportunidade seguinte e quebrou o saque da brasileira. A alagoana devolveu a gentileza, mas na sequência a espanhola conseguiu nova quebra e abriu 4/1 de vantagem. Teliana voltou a vencer o game de saque da adversária no sétimo game, mas Laura não deixou barato, devolveu a quebra e se manteve na liderança. Na reta final da parcial, a brasileira lutou, mas desperdiçou dois break-points e foi derrotada por 6/3 em 38 minutos de disputa.
O segundo set foi um passeio para Teliana. Sem tomar conhecimento da oponente, precisou de 29 minutos para quebrar três vezes o saque da espanhola e vencer com direito à pneu.
Pous Tio conseguiu voltar bem para a última parcial e nivelou o duelo. Teliana começou sacando e confirmou o serviço, mas nos oito saques seguintes as tenistas quebraram os saques adversários e a partida se manteve equilibrada, com vantagem mínima para a brasileira. Pous Tio só voltou a confirmar seu saque no décimo game, feito repetido pela alagoana, que abriu 6/5. A espanhola foi para o saque e viu a brasileira dar um gás na reta final. Teliana ainda desperdiçou um match-point antes de fechar a parcial por 7/5, confirmar o triunfo e a conquista da vaga na chave principal em Paris.