Um canal de televisão australiano captou as imagens do momento da agressão. A Fina havia retirado a credencial do técnico ucraniano, de 38 anos, mas decidiu pela suspensão provisória até que uma medida seja tomada, depois de analisar a defesa de Zubkov.
A polícia australiana também procura medidas de punir o agressor. Uma ordem judicial foi emitida para impedir o pai de chegar a 200 metros da filha ou mesmo entrar em contato com a nadadora. A audiência de Zubkov está marcada para esta quinta-feira, na corte de Melbourne.
O diretor do Mundial australiano, Michael Scott, repudiou o fato. “Esse tipo de comportamento é inadmissível aqui e em qualquer lugar do mundo”. Kateryna, de 18 anos, prestou depoimento e foi examinada, porém nenhum ferimento foi encontrado.
A nadadora da Ucrânia voltou a competir nesta quarta-feira. Ela conquistou o primeiro lugar de sua série nos 50m costas, mas o tempo de 29s37 não foi suficiente para colocá-la nas semifinais da categoria. Ao deixar a piscina escoltada por policiais, a atleta não conversou com jornalistas.