A República Tcheca se classificou neste domingo para a final da Fed Cup. Nas duplas, Iveta Benesova e Barbora Zahlavova Strycova venceram as belgas Kirsten Flipkens e Yanina Wickmayer com duplo 6/4, desempataram a série e enfrentarão a Rússia na decisão do torneio entre nações.
Apesar da vitória de Flipkens sobre Strycova mais cedo, forçando a partida decisiva, as tchecas não desanimaram e conseguiram impor o jogo quando mais precisaram, com quebras decisivas para dominar o duelo. Foram três em três oportunidades.
Benesova e Zahlavova Strycova já são conhecidas, uma vez que venceram os torneios de Sydney em Monterrey este ano jogando lado a lado. Esta é a primeira vez que o país fará uma final de Fed Cup como Estado independente.
Com o rebaixamento da Austrália e dos Estados Unidos da chave principal do torneio entre nações, a edição de 2012 da Fed será constituída somente por países europeus. São eles: Bélgica, Itália, República Tcheca, Rússia, Alemanha, Espanha, Ucrânia e o vencedor da série entre Sérvia e Eslováquia.