Antes, o Brasil já havia subido ao lugar mais alto do pódio com as vitórias de Gilvan Santos (-58kg) e Marcos Oliveira (-68kg). Nas finais desta segunda, Douglas e Leonardo superaram o indiano Ibrahim Kahn e o angolano Valentino Pascoal, respectivamente. Com os triunfos, o país lidera o ranking de medalhas com quatro de ouro.
“Os 15 dias de preparação valeram à pena. Estou orgulhoso do grupo. Agora, temos novas metas, como os Jogos Sul-americanos e o Campeonato Pan-americano, em novembro. Depois teremos as seletivas para formar a equipe do Rio-2007”, adiantou o treinador Fernando Madureira. “No ano que vem faremos amistosos para chegarmos no Pan em ponto de bala.”
Com lesão no dedo mínimo do pé direito, desde a penúltima luta, Leonardo dos Santos superou os adversários com garra e mostrou humildade depois da conquista. “Estamos colhendo frutos plantados. Planejamos um trabalho de longo prazo e até agora tudo está dando certo. O projeto é para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, mas passa pelo Pan”, afirmou.
O outro campeão do dia também tem sua história de superação. Depois de duas fraturas na tíbia esquerda, Douglas Marcelino ficou 18 meses inativo e só voltou em 2005. A equipe campeã de taekwondo volta ao Brasil nesta quarta-feira.