A primeira bateria teve logo de cara o confronto entre o tricampeão mundial Andy Irons e Neco Padaratz. Melhor para o havaiano, vice-campeão em 2006, que levou a melhor sobre o catarinense em disputa equilibrada. Ao final, 13,80 a 12,57 para Irons.
Na segunda, foi a vez de Pedro Norberto ser derrotado pelo australiano Joel Parkinson por 16,50 a 8,33. logo na seqüência, foi a vez de Damien Hobgood eliminar Jean da Silva em outra briga parelha, que o norte-americano venceu por 13,87 a 13,00.
O equilíbrio foi a tônica do dia, e a quarta série teve Renato Galvão dando adeus frente a Tom Whitaker, também da Austrália. Oitavo colocado no WCT, Whitaker conseguiu 13,83, enquanto o ubatubense encostou com 13,67 e, por pouco, não garantiu uma surpreendente presença na terceira rodada.
Bernardo Pigmeu não foi além de um 10,66 na quinta bateria, e acabou superado pelo também aussie Dean Morrisson, enquanto Leonardo Neves foi outro a se despedir sem conseguir vencer Phillip MacDonald, classificado por 11,67 a 9,33.
A primeira e única vitória desta terça-feira veio com o paulista Odirlei Coutinho, 33º colocado no WQS. Ele superou o havaiano Bruce Irons com 13,33. O irmão mais novo de Andy Irons ficou com apenas 9,66 e foi eliminado.
O restante da rodada acabou adiada por conta da falta de condições climáticas. Até a sétima bateria, o evento quatro estrelas contava com fortes ventos laterais e ondas superiores a um metro.
< !-- /hotwords -- >