Menu
Mais Esportes

Superação de Landis rende elogios até do presidente Bush

Arquivo Geral

24/07/2006 0h00

Por pouco o norte-americano Floyd Landis não abandonou a disputa pelo título da Volta da França ainda na última semana. Até então entre os primeiros, Landis viu o líder Oscar Pereiro chegar mais de oito minutos à sua frente em uma das etapas mais duras nos Alpes. Mas mesmo a dura derrota não fez com que ele desanimasse.

No dia seguinte ao mau desempenho, o ciclista recuperou as forças e foi protagonista de uma das maiores viradas da história, ao vencer o percurso e voltar a ficar em posição de destaque. Coube então, na penúltima etapa, a virada definitiva, com a heróica conquista chegando no domingo, no “passeio” final por Paris.

E mesmo depois de tanto trabalho, Landis, atleta da Phonak, foi sucinto ao falar sobre o triunfo. “Continuei lutando, nunca parei de acreditar”, disse o norte-americano, que sucedeu o compatriota Lance Armstrong, heptacampeão da prova, no lugar mais alto do pódio.

Armstrong, aliás, marcou sua presença em Paris com elogios ao atual campeão. “Estou muito feliz que um atleta que saiu do nosso programa tenha vencido. E acho que podemos receber crédito por tê-lo ajudado em sua fase de desenvolvimento”, disse ele, que é considerado como um dos maiores ciclistas de todos os tempos.

Segundo Armstrong, Landis chegou à US Postal, antiga Disovery Channel, em 2002 em meio a descrenças, mas provou que poderia ser um bom atleta ao ter desempenhos satisfatórios e ao ajudar o próprio companheiro na conquista de três títulos.

“Ele chegou com dívidas porque sua antiga equipe não tinha como pagá-lo. Então demos oportunidades a ele. Por isso acho que foi uma vitória moral para nós”, destacou. “Ele é um ótimo ciclista. Eu o aceitaria de volta na hora. Sua força não veio da equipe. Ela esteve o tempo todo em sua cabeça”, completou.

Bush também se pronuncia
Além de Armstrong, a atitude de Landis também foi reverenciada pelo presidente dos EUA, George W. Bush. “Todos estão orgulhosos. Você mostrou uma força surpreendente e um ótimo caráter”, disse Bush, por telefone. O presidente ainda convidou o atleta para uma visita à Casa Branca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado