Atual campeão mundial de MotoGP, o piloto australiano Casey Stoner (Repsol Honda) conquistou neste domingo sua primeira vitória na temporada 2012, resistindo à pressão do espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha Factory) e chegando na frente no Grande Prêmio da Espanha, o segundo do ano.
Pole position, Lorenzo perdeu a primeira posição logo na largada para o também espanhol Dani Pedrosa (Repsol Honda), mas se manteve na cola do compatriota, assim como o americano Nicky Hayden (Ducati) e Stoner.
Já na terceira volta, a situação mudou radicalmente. Stoner superou os três concorrentes e assumiu a primeira posição, derrubando Pedrosa para o quarto lugar, mas sem conseguir abrir vantagem na frente.
Aos poucos, o atual campeão e Lorenzo, que ficou com o título em 2010, foram aumento a distância para os outros pilotos, e Stonere chegou a ter alguma tranquilidade na liderança. A partir da 18ª de 27 voltas, no entanto, o que se viu foi uma intensa perseguição do espanhol da Yamaha a Stoner, que conseguiu se segurar e terminar a prova na frente, seguido por Lorenzo, em segundo, e Pedrosa, em terceiro.
Heptacampeão mundial da principal categoria da Motovelocidade, o italiano Valentino Rossi foi apenas o nono colocado no circuito de Jerez de la Frontera, com mais de 30 segundos de desvantagem para o vencedor.
Nas outras categorias, o espanhol Pol Espargaro foi o primeiro colocado na Moto2, e o italiano Romano Fenati ficou com o primeiro lugar na Moto3 (antiga 125cc). A próxima corrida será o GP de Portugal, em Estoril, no próximo fim de semana.