O jamaicano Steve Mullings teve o mesmo tempo de prova do que o norte-americano Tyson Gay: 10s26. Mas, por um milésimo, o compatriota de Usain Bolt venceu os 100 metros da etapa de Nova York da Liga Diamante em uma chegada emocionante, neste sábado, nos Estados Unidos.
Gay disse que foi prejudicado pelas três largadas queimadas, dos velocistas Rae Monzavous Edwards, Travis Padgett e Richard Thompson. Os primeiros metros de Mullings, no entanto, mais rápidos, renderam-lhe a vitória contra seu rival local.
O tempo, entretanto, ficou muito acima do recorde do ano, de 9s79, do próprio Mullings. O clima em Nova York era de muita chuva e vento, o que impossibilitou um desempenho melhor por parte dos atletas neste sábado. Entre as mulheres, deu a local Allyson Felix, com o tempo de 22s92. Nos 800 metros, o queniano Alfred Kirwa Yego foi o mais rápido com 1min46s57.
Emma Green, entre as mulheres, foi uma das surpresas do torneio nova-iorquino ao bater a croata Blanka Vlasic, melhor do mundo no salto em altura. Outras duas atletas de nome, Renaud Lavillenie, do salto com vara, e Teddy Tamgho, do salto triplo, também decepcionaram nesta tarde e não venceram suas provas.
Nos 400 metros com barreiras, o porto-riquenho Javier Culson fez o tempo 48s50, enquanto nos 400 metros rasos, o norte-americano Jeremy Wariner foi o vencedor com 45s15. Dexem Gebremensel venceu os 5 mil metros, enquanto nos 3 mil com obstáculos feminino deu a queniana Milcah Chemos, mais de dois segundos à frente da recordista mundial Gulnara Samitova-Galkina, da Rússia.