Os lutadores do card principal do UFC, que terá a última etapa do ano disputada em Barueri (SP) neste sábado, testaram sua resistência antes mesmo de entrarem em combate. Para participar do treino aberto no Allianz Parque na tarde desta quinta, última chance de trabalhar os golpes antes do evento, os lutadores tiveram que vencer o sol e o calor que castigaram a Capital. Os brasileiros Lyoto Machida e Renan Barão, que farão as duas lutas mais importantes da noite, viram com bons olhos a possível realização do UFC em um estádio de futebol no próximo ano.
Um dos maiores nomes do MMA no País, Lyoto Machida busca recomeçar a trajetória em busca do cinturão dos médios no confronto contra o americano CB Dollaway. Fora dos ringues desde julho, quando sofreu derrota para Chris Weidman em Las Vegas (EUA) ao desafiar o cinturão, o brasileiro se mostrou confiante para voltar ao auge e preferiu não dar maiores dicas sobre sua estratégia. “É difícil falar da estratégia, mas eu tento colocar a luta no meu ritmo, no meu jogo, e pegar a oportunidade que ele me der”, comentou. “Vai ser uma luta dura, o CB é um cara duro, que tem uma luta completa. Acredito muito no meu time e na minha preparação”, prosseguiu Machida.
Perguntado sobre o ambiente do treino, que aconteceu no estádio do Palmeiras – iinaugurado há cerca de um mês -, Lyoto mostrou-se favorável à possibilidade de o UFC invadir os gramados e ser realizado em estádios de futebol no próximo ano. “Uma vez lutei em um estádio de beisebol no Canadá. Poder lotar um estádio de futebol no Brasil para um evento do UFC seria uma satisfação muito grande para qualquer lutador do card”, reconheceu o brasileiro que mora nos Estados Unidos há cerca de três anos.
Protagonista da segunda luta mais importante da noite, Renan Barão enfrenta o canadense Mitch Gagnon em sua volta ao octógono após o episódio que aconteceu em agosto, quando o brasileiro não conseguiu lutar a revanche pelo cinturão com TJ Dillashaw por conta de um mau súbito sofrido na véspera da luta. Em sua movimentação no tatame durante o treino, Barão mostrou explosão e afirmou que não se vê pressionado em voltar aos ringues.
“Não tem pressão nenhuma, estou com a cabeça boa e bem focado. Quero vencer e virar essa página de vez. Estou bem tranquilo e confiante com a vitória”, comentou Barão, que também aprovou a ideia de lutar em um estádio. “Seria um sonho para mim, que pode se tornar realidade, quem sabe. Seria maravilhoso ter as pessoas gritando e incentivando, seria muito bom”, acrescentou.
O treino realizado nesta quinta-feira é a última movimentação dos lutadores antes do embate oficial, que acontecerá na noite de sábado, no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP). A pesagem oficial dos atletas está marcada para esta sexta-feira, e será o último ato do evento nos bastidores antes de o gongo soar no octógono.