Apesar de classificarem as Olimpíadas como prioridade nesta temporada, os brasileiros Bruno Soares e Marcelo Melo decidiram encerrar a dupla fixa que mantiveram durante os últimos dois anos. No entanto, eles se dispõem a retomar a parceria nos Jogos de Londres, uma vez que a ruptura foi amigável e ambos mantêm bom relacionamento.
“Chegamos a conversar um pouco [sobre a possibilidade de jogar as Olimpíadas antes de optar pela separação], mas não podíamos decidir algo sobre um ano todo pensando apenas nas Olimpíadas. Caso tenha a oportunidade de jogar com o Marcelo, será um prazer. Além de um grande jogador, é um dos meus melhores amigos”, afirmou Bruno Soares.
Marcelo Melo, por sua vez, chega a pensar em um lugar no pódio em Londres. “Eu e o Bruno jogamos juntos durante muito tempo e tivemos excelentes resultados. Acho que se ganharmos a oportunidade de jogarmos juntos [nas Olimpíadas], temos boas chances de conquistar uma medalha para o Brasil”, apostou.
Os duplistas mineiros foram campeões em Nice-2010, Costa do Sauípe-2011 e Santiago-2011, além de ficarem com os vice-campeonatos de Metz-2010, Gstaad-2010, Auckland-2010, Estocolmo-2011 e Acapulco-2011. Na Copa Davis, venceram dois jogos e perderam um.
Soares começou 2012 ao lado do norte-americano Eric Butorac e Melo jogou com o tcheco Lukas Dlouhy. Na primeira rodada do ATP 250 de Auckland, os dois brasileiros se enfrentaram e Soares ganhou com direito a pneu. “Muito ruim ter que jogar contra um ex-parceiro. Ganhando ou perdendo, fico chateado, porque estamos no mesmo barco”, escreveu Melo no Twitter.
Nas Olimpíadas de Londres, com um limite de três jogadores por país, o tênis inclui simples, duplas e duplas mistas. Desta forma, Thomaz Bellucci, atual 37º do mundo no ranking individual, Bruno Soares, 17º entre os duplistas, e Marcelo Melo, 28º da mesma lista, têm boas chances de participar do torneio, que será realizado em Wimbledon.
“A Olimpíada é um grande sonho e acho que esse ano vai ter algo ainda mais especial por ser no mesmo lugar que se joga Wimbledon. É uma competição completamente diferente das que jogamos o ano todo. Espero continuar com um bom ranking para poder estar entre os selecionados”, disse Bruno Soares.
Diferente da maioria dos brasileiros, os dois mineiros têm bons resultados na grama. Ao lado do compatriota André Sá, mais um candidato aos Jogos de Londres, Melo foi vice-campeão no Queen’s Club-2009 e 2008, além de disputar a semifinal de Wimbledon-2007. Já Soares, com Kevin Ullyett, do Zimbábue, ganhou Nottingham-2008.
Participar das Olimpíadas de Londres não seria uma novidade para Marcelo Melo. Nos Jogos de Pequim-2008, ele alcançou a segunda rodada ao lado de André Sá. Dono de nove títulos e 10 vice-campeonatos, o tenista de 28 anos lembra com carinho do torneio na China.
“São momentos inesquecíveis para qualquer atleta, foi a competição mais especial que já participei. Você está junto com os melhores atletas do mundo de todas as modalidades. Ter essa oportunidade é um reconhecimento de todo o esforço que fiz durante a carreira”, afirmou.
Nesta semana, Bruno Soares e Marcelo Melo disputam o ATP 250 de Viña Del Mar ao lado de compatriotas. Como cabeça de chave número 1, o primeiro enfrenta o russo Igor Andreev e o francês Jeremy Chardy com André Sá. Já o segundo, em parceria com Thomaz Bellucci, pega os espanhóis Albert Montañes e Ivan Navarro.