
A russa Maria Sharapaova esteve em problemas no primeiro set da final do Premier de Madri, neste domingo, mas conseguiu se recuperar e garantir o título para manter um retrospecto perfeito em quadras de saibro na temporada. A conquista veio com uma vitória por 2 sets a 1 sobre a romena Simona Halep, com parciais de 1/6, 6/2 e 6/3, em quase 2h de partida.
Uma das principais revelações do circuito dos últimos meses, a tenista romena já tinha enfrentado Sharapova duas vezes no circuito, em 2012, e perdido em ambas. Por isso, estava disposta a mostrar à russa as qualidades que a levaram a conquistar sete títulos nos últimos 12 meses e subir à quinta colocação do ranking profissional.
No primeiro set deu certo. Halep dominou o confronto e conseguiu vencer por 6 a 1, sem dificuldades. A experiência de Sharapova começou a valer a partir da segunda parcial, em que a russa conseguiu mudar sua atitude mental e com isso a dinâmica do jogo.
Sharapova venceu o segundo set por 6/2 e levou o jogo para a parcial final, em que sobressaiu novamente. Com 6/3 no set final, a russa garantiu o título e chegou a sua décima vitória em dez partidas disputadas em quadras de saibro nesta temporada do circuito profissional.
O próximo desafio das duas tenistas é o Premier de Roma, na penúltima semana de preparação para Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada. Após o torneio na Itália, há apenas os simultâneos WTAs de Estrasburgo, na França, e Nuremberg, na Alemanha, antes do Aberto da França.