Após a tenista australiana Samantha Stosur e a italiana Sara Errani garantirem vagas nas semifinais de Roland Garros, a russa Maria Sharapova foi mais uma a assegurar sua permanência na disputa no saibro francês. Nesta quarta-feira (6), a musa venceu a estoniana Kaia Kanepi em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3, e avançou na competição.
Inédita no circuito profissional, a partida começou com muitos erros, com as duas tenistas perdendo seus saques logo nos dois primeiros games. No entanto, Sharapova mostrou o porquê ocupa a segunda colocação do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA, em inglês), reagiu, aproveitou as falhas da adversária e não deu chances a Kanepi, número 23 do mundo, fechando o primeiro set por 6/2.
Já na segunda parcial, o jogo teve ritmo diferente. Sharapova, com desempenho ruim, viu a adversária abrir 2 a 0 no placar, quebrando seu serviço no segundo game. No entanto, logo na sequência, a russa devolveu a quebra e retomou o controle do confronto, vencendo cinco pontos consecutivos e abrindo vantagem por 5 a 2 no placar. Apesar de falhar quando sacou para fechar o duelo, a ex-número um do mundo voltou a quebrar o saque da estoniana e deu números finais ao embate.
Em busca do inédito título de Roland Garros, Sharapova enfrenta a tcheca Petra Kvitova, quarta colocada da WTA, que superou a cazaque Yaroslava Shvedova, número 142 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/4, em uma hora e cinqüenta e três minutos. Diante de Kvitova, a russa leva vantagem por 3 a 2 no retrospecto, sendo suas duas últimas vitórias no Australian Open e no WTA de Stuttgart, neste ano.