A russa Maria Sharapova teve bastante trabalho para confirmar seu favoritismo sobre a norte-americana Coco Vandeweghe e avançar à semifinal de Wimbledon. Contra a adversária, uma das principais zebras da competição, ela precisou de 2h46min para anotar 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (3-7) e 6/2.
Vandeweghe foi uma das grandes surpresas do torneio. Pelo caminho foi eliminando favoritas ao título. Na segunda rodada, passou pela australiana Samantha Stosur, campeã do Aberto dos Estados Unidos de 2011 e 23ª colocada do ranking. Na terceira, derrotou a tcheca Karolina Pliskova, 11ª do mundo. Nas oitavas, despachou Lucie Safarova, dona da sexta posição do ranking da WTA e vice-campeã de Roland Garros.
Diante de Sharapova, a norte-americana mostrou por que eliminou tantas favoritas em sua campanha até as quartas de final. Com 32 bolas vencedoras, aproveitou a queda no ritmo de jogo da tenista russa na segunda parcial e forçou a realização do terceiro set, mas não conseguiu manter a consistência.
Campeã de Wimbledon em 2004, Sharapova não alcançava a semifinal do torneio desde 2011, ano em que foi derrotada na decisão pela tcheca Petra Kvitova, vencedora também na última temporada. Sua próxima adversária sai do jogo entre a bielorrussa Victoria Azarenka e a norte-americana Serena Williams.
Também nesta terça-feira, a jovem espanhola Garbiñe Muguruza se classificou a uma semifinal de Grand Slam pela primeira vez na carreira. Ela superou a suíça Timea Bacsinszky, cabeça de chave 15, por 2 sets a 0, parciais de7/5 e 6/3,e agora espera o duelo entre a polonesa Agnieszka Radwanska e a norte-americana Madison Keys para conhecer sua próxima adversária.