O título em Roland Garros e a volta ao topo do ranking mundial do tênis feminino credenciaram a musa Maria Sharapova a ser a porta-bandeira da delegação da Rússia na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Candidata única ao posto, a confirmação deve ser anunciada após reunião do Comitê Olímpico russo, entre os dias 10 e 11 de julho.
Apesar de não-oficial, a indicação chegou a ser confirmada pelo presidente da Federação Russa de Tênis, Shamil Tarpishchev, membro do Comitê Olímpico do país.
“Chegamos a um acordo após a final de Roland Garros”, afirmou o dirigente nesta terça (12). Ele ainda comemorou o fato de Sharapova ser a terceira tenista a representar seu país na abertura dos Jogos. “Até onde sei, Roger Federer será o porta-bandeira da Suíça e Rafael Nadal, o da Espanha. É muito gratificante que a popularidade do tênis esteja crescendo ao redor do mundo”, completou.
Vitaly Mutko, Ministro dos Esportes da Rússia, preferiu agir de maneira mais cautelosa, não confirmando a indicação da tenista.
“Maria é uma atleta fora de série, mas atualmente ela é apenas uma candidata para o posto de porta-bandeira do país”, diz.
Em sua terceira participação nos Jogos, Sharapova vai em busca de sua primeira medalha olímpica. O torneio será disputado na grama de Wimbledon, onde foi campeã em 2004.