A Seleção Brasileira masculina de vôlei está em Sydney para disputar a última etapa no exterior da Liga Mundial. Líder do Grupo A, com 18 pontos, o time verde e amarelo encara a Austrália, neste sábado, às 6 horas (de Brasília), e repete o duelo na madrugada de sábado para domingo, às 3 horas.
Depois desses dois desafios, a Seleção disputará a etapa de Cuiabá, no próximo final de semana, quando enfrentará a Itália já sob o comando de Bernardinho, que voltará ao banco após dez jogos de suspensão imposta pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e relativa ao Mundial da Polônia, no ano passado.
Para os duelos contra os australianos, o auxiliar Rubinho não terá à disposição o ponteiro Murilo e o líbero Serginho, que retornaram ao Brasil após a etapa da Itália. Dessa forma, os relacionados para os dois jogos em Sydney são: os levantadores Bruninho e Raphael, os opostos Wallace, Evandro e Leandro Vissotto, os centrais Riad, Lucão, Isac e éder, os ponteiros Lucarelli, Lipe e Lucas Lóh e os líberos Mário Jr. e Felipe.
Apesar de ter visto o Brasil sair vitorioso diante da Austrália nas duas partidas em São Bernardo do Campo, Rubinho espera equilíbrio nos desafios deste final de semana, em Sydney.
“A Austrália está nesse ano com uma equipe um pouco mais nova do que a que jogou o ano passado. Está um pouco renovado, mas ainda é um bom time, tanto é que ganhou o direito de estar no Grupo 1 na quadra. Espero por dois jogos equilibrados”, explicou Roberley Leonaldo, o Rubinho.
A Seleção Brasileira está hospedada no parque olímpico, estrutura utilizada nos Jogos de Sydney 2000. Segundo o levantador Raphael, a experiência o motivou ainda mais durante os dias de preparação.
“A estrutura de treinamento é fantástica e poder usufruir de tudo que nos oferecem aqui no parque olímpico é uma motivação a mais. Poder estar aqui, fazer parte de toda a história que esse lugar tem, é incrível. Tenho certeza que os jogos de sábado e domingo têm tudo para ser um grande espetáculo”, contou Raphael.
Com seis vitórias em oito jogos, o Brasil lidera o Grupo A da Liga Mundial, com 18 pontos. Embora tenha um ponto a menos que a Sérvia (13 a 14), a Itália é a segunda colocada por ter um triunfo a mais (5 a 4). A Austrália é a lanterna, com apenas três unidades.
Por ter o Rio de Janeiro como sede, a Seleção Brasileira já está classificada à fase decisiva da Liga Mundial, que acontecerá entre os dias 14 e 19 de julho, no Maracanãzinho.