A Seleção Brasileira feminina de vôlei retornou ao País depois da conquista da medalha de bronze no Campeonato Mundial da Itália, nesta terça-feira. Cotada como favorita para conquistar o título da competição, a equipe exaltou a terceira colocação do campeonato, principalmente por ter sido obtida após uma inesperada derrota na semifinal.
O Brasil encerrou o Mundial com apenas um resultado negativo. O time chegou à semifinal como único invicto do torneio, mas foi superado pelos Estados Unidos por 3 sets a 0, e acabou relegado à luta pelo bronze com a dona da casa Itália. Na decisão do terceiro lugar, venceu por 3 a 2.
“Era muito importante essa medalha de bronze, uma questão de honra. Nós merecíamos por todo o trabalho que fizemos e foi uma pena termos feito um jogo tão ruim contra os Estados Unidos e perdido a possibilidade de jogar a final”, avaliou o técnico José Roberto Guimarães.
O treinador e as atletas nacionais classificaram a eliminação na semifinal diante das norte-americanas, que conquistaram o inédito título do Mundial, como fatalidade. Em 13 jogos realizados no torneio na Itália, o Brasil venceu 12 e perdeu apenas um. Os Estados Unidos levaram o título com duas derrotas, uma para a própria Seleção na segunda fase, e uma para a Itália na terceira.
O abatimento depois da inesperada derrota para as norte-americanas era claro entre as jogadoras do Brasil. Menos de 24 horas depois, o time entrou em quadra novamente para brigar pelo bronze contra a Itália e venceu a apertada disputa por 3 a 2. Apesar de difícil, a superação do momento negativo foi celebrada pelas atletas.
“Foi um dos jogos mais difíceis da minha vida porque depois da partida com os Estados Unidos eu não dormi. Acho que ninguém dormiu, a gente chorava, tentava encontrar motivos para ter perdido. Só fui pensar na Itália uma hora antes do jogo. Foi difícil engolir aquela derrota, mas a gente sabia que era importante para o grupo porque todo mundo queria estar no pódio”, explicou a oposto Sheilla, que disputou o Mundial pela quarta vez.
Potência do vôlei feminino nos últimos anos, o Brasil nunca conquistou o Campeonato Mundial da modalidade. Em 2006 e 2010, chegou à final, mas perdeu para a Rússia, igualando o resultado obtido em 1994. O bronze deste ano é o primeiro da Seleção na história do torneio.