A temporada 2013 começou eesta semana para 13 dos 16 atletas convocados para integrar a Seleção Brasileira de vôlei de praia. Sob orientação da técnica Letícia Pessoa, eles iniciaram a preparação para as competições internacionais com um período de treinamento no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Alison, Álvaro Filho, Bruno Schmidt, Daniel Souza, Daniel Lazzari, Emanuel, Evandro, Hevaldo, Pedro Cunha, Pedro Solberg, Ricardo, Thiago e Vitor Felipe são os 13 jogadores treinando no Aryzão. Brian, Edson Filipe e Leonardo Gomes foram dispensados para disputar a etapa do Ceará do Circuito Nacional.
“A criação de uma seleção brasileira era uma necessidade diante do cenário internacional que temos hoje, e esta iniciativa vai ajudar muito o vôlei de praia brasileiro a manter sua hegemonia. Já vivi todo tipo de experiência no que diz respeito ao treinamento, e essa possibilidade de treinar em uma seleção tem me motivado muito”, analisou o experiente Emanuel.
A oportunidade de treinar ao lado de atletas consagrados na Seleção serve de motivação para jovens atletas, como o jovem Daniel Lazzari, de 23 anos. “Estou tentando aprender tudo o que posso em cada treinamento. Para os atletas mais jovens, está sendo uma oportunidade única de desfrutar do que o vôlei de praia brasileiro tem de melhor”.
Os jogadores convocados por Letícia Pessoa treinam no Aryzão até a próxima sexta-feira, 11 de janeiro, quando serão dispensados para a folga. Eles voltam a reunir dia 22 de janeiro, quando a equipe feminina também se apresentará para período de preparação.
Como o calendário do Circuito Mundial ainda não foi divulgado, os primeiros compromissos internacionais de 2013 devem ser do Circuito Sul-americano.
“Pela primeira vez, temos os melhores atletas treinando juntos, na melhor estrutura possível. O vôlei de praia tem muito a crescer com esse projeto, principalmente os atletas mais jovens, que não têm condições de dispor de um trabalho do nível que temos aqui. O objetivo é conquistar duas medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, avaliou a treinadora Letícia Pessoa.