Parte dos atletas convocados para a Seleção Brasileira Masculina de Basquete para a disputa do Campeonato Sul-americano se apresentou em São Paulo no último domingo (20). Nesta segunda-feira, o grupo realizou exames médicos e começará os treinos físicos na terça (22). Rubén Magnano, treinador da equipe, aproveitou para projetar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016.
“Muitos de vocês poderão estar nas Olimpíadas de 2016. Portanto, isso aqui é o começo de tudo”, declarou o treinador, já que o grupo tem uma média de idade de apenas 21 anos. Magnano marcou presença, mas o grupo será comandado no Sul-americano por Gustavo De Conti.
Até o momento, 15 atletas já se apresentaram. “Muitos desses jogadores já estavam de férias e fazendo uma programação de manutenção à parte, mas os que estavam jogando até agora, vamos ficar sabendo as reais condições com os exames. Assim, poderemos igualar as condições de todos”, explicou o preparador físico Diego Falcão.
Com uma equipe alternativa, o Brasil disputa o Campeonato Sul-americano entre os dias 18 e 22 de junho, na Argentina. O torneio é classificatório para a Copa América de 2013, que por sua vez oferece vaga no Mundial de 2014. A Seleção integra o Grupo B ao lado de Uruguai, Paraguai e Bolívia.
“São quatro vagas em disputa para a Copa América. Uma delas é nossa. Temos que ter esse pensamento, além da obrigação de defender bem o título que é nosso”, afirmou De Conti, que estreia no comando da Seleção Brasileira diante do Paraguai, no próximo dia 18 de junho.
Os jogadores Nezinho, Arthur e Ronald (Brasília); Fisher e Murilo (São José); Rafael Luz (Lucentum Alicante-ESP); Marcus Vinicius (Ford Burgos-ESP); Rafael Mineiro (Pinheiros); Augusto Lima (Unicaja Málaga-ESP); JP Batista (Le Mans-FRA) e Paulão Prestes (Pieno-LIT) se apresentarão nos próximos dias.