Mesmo que o Mundial juvenil masculino de handebol aconteça somente entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, o técnico Walter Holanda de Andrade parece disposto a fazer uma preparação digna dos profissionais para a seleção brasileira.
Para tal, o treinador liberou uma lista de 40 pré-convocados para a primeira fase dos treinos, que acontecem já entre os dias 5 e 14 de março, em Blumenau, SC. Da lista, 26 serão cortados, e apenas 14 participam da competição, que acontece no Bahrein.
O grupo fazia parte do último acampamento juvenil da seleção, que serviu para que Walter pudesse estudar melhor cada característica do grupo.“ Nós analisamos a capacidade técnica, física, altura e a experiência que os garotos já têm em seleção. Muitos deles já participaram do Campeonato Pan-americano no ano passado e já tem alguma experiência em competições internacionais”, explicou o técnico.
Além do acampamento e dos treinos iniciais, o planejamento da seleção brasileira ainda deve envolver mais três etapas de treinamentos ainda não confirmadas antes do Mundial. Apenas o próximo, que acontece em abril, já recebeu o aval positivo da Confederação Brasileira de Handebol.
“Nós vamos fazer também alguns jogos com as seleções júnior e adulta e provavelmente iremos realizar amistosos fora dos país”, adianta o treinador, que trabalha observando e revelando atletas ao lado do espanhol Jordi Ribera, técnico da seleção adulta.
“Nós fazemos um trabalho muito importante em conjunto. Gosto muito do trabalho que ele desenvolve. O Jordi tem uma grande visão do handebol, tem muitos critérios e um olhar bastante crítico sobre os jogadores”, garante.