Campeã olímpica em Pequim 2008, a Holanda impôs a segunda derrota ao Brasil na Super Final da Liga mundial de polo aquático feminino, disputada em Xangai, na China. Nesta quarta-feira, as europeias venceram por 13 a 5, com parciais de 1/2, 4/0, 4/2 e 4/1.
Com o resultado, as brasileiras aparecem na última posição do Grupo B, que é liderado pelos Estados Unidos, com seis pontos, seguidos justamente pelas holandesas, com quatro, e Canadá, com dois.
Pelo Grupo A, a Austrália é líder com os mesmos seis pontos da Itália, mas vence no saldo de gols (10 a 7). As russas e as donas da casa, as chinesas, dividem a lanterna com duas derrotas.
O Brasil volta à piscina nesta quinta-feira, às 6h40 (de Brasília), para enfrentar as canadenses, vice-campeãs da Liga em 2009, no encerramento da primeira fase.
Os gols brasileiros foram anotados por Izabella Chiappini (2), Marina Zablith, Amanda Oliveira e Gabriela Mantellato. Diferente da estreia contra os Estados Unidos, a goleira Victoria Chamorro começou o duelo como titular, com Tess Oliveira a substituindo nos dois últimos quartos. A competição termina no próximo domingo, dia 14, no Natatorium, dentro do Oriental Sports Centre.
Os Estados Unidos são os maiores campeões da Liga Mundial feminina, com oito títulos. Nas 11 edições anteriores, as norte-americanas só ficaram de fora do pódio em 2005. Grécia, Rússia e China têm um troféu cada.