A Seleção Brasileira feminina de handebol terá uma dura missão em seu último compromisso de 2014. Trata-se da Golden League, que reunirá quatro das maiores potências da modalidade, na Dinamarca. Além do time anfitrião (terceiro colocado no Mundial da Sérvia) e do Brasil (atual campeão do mundo), o torneio quadrangular contará com a França e a Noruega, atual campeã olímpica. As partidas estão marcadas para acontecer nos dias 9, 11 e 12 de outubro.
A competição não faz parte do calendário oficial da Federação Internacional de Handebol, mas o Brasil quer fazer bonito contra as principais seleções do mundo, em um país que tem uma liga forte, onde atuam várias atletas brasileiras: “A Golden League é sem dúvida um grande torneio, com os melhores times da atualidade, incluindo o nosso”,disse a capitã da Seleção Brasileira, Fabiana Diniz.
A pivô, que atua no Nantes, da França, avisou que as francesas já iniciaram a preparação para o torneio, uma vez que o Europeu acontece em dezembro. Mesmo assim, Fabiana demonstra empolgação com o duro teste.
“Minhas duas companheiras de equipe que foram convocadas já se apresentaram para treinar. As equipes europeias vivem um momento diferente do nosso. Elas têm o Campeonato Europeu em dezembro, ou seja, estão chegando no ápice da preparação. Já o Brasil não tem a pressão de uma competição nesse momento. Estamos bem focadas nos clubes, porém, ninguém entra em um torneio desse só para participar e sim para ganhar. Aproveitaremos para analisar bem e aperfeiçoar nosso jogo. Temos como parâmetro os melhores, estando incluídas entre eles também. Teste mais eficiente não existe”, explicou a capitã do Brasil.
Por fim, a pivô afirmou que a Gondel League servirá como preparação para importantes competições que a Seleção Brasileira vai disputar futuramente, como os Jogos Pan-Americanos e o Mundial, em 2015, e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
“É bom hoje ter esse reconhecimento e que as equipes consideradas ‘Tops’ queiram saber como estamos. Somos convidadas porque eles sabem que precisam analisar o Brasil e isso é bom para nós. Temos que estar sempre crescendo para conseguir nossos próximos três grandes objetivos, que são o Pan, Mundial e os Jogos Olímpicos. Eu, particularmente, estou bem feliz por reencontrar minhas companheiras num torneio de tão alto nível. Iremos com a mentalidade de sempre, melhorar, trabalhar duro e, claro, mentalidade de um time campeão”, concluiu Fabiana.
O Brasil, que chega ao país nórdico no domingo, estreia na Golden League contra a Noruega, no dia nove. O segundo confronto será diante da Dinamarca, no dia 11, e no dia 12 as adversárias serão as francesas.
Confira o elenco da Seleção Brasileira feminina de handebol:
Goleiras: Bárbara Arenhart (Baia Mare-Romênia), Jéssica Oliveira (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC) e Mayssa Pessoa (Bucharest-Romênia).
Pontas: Alexandra Nascimento (Baia Mare-Romênia), Célia Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Fernanda França (Bucharest-Romênia), Jéssica Quintino (MKS Selgros Liblin-Polônia) e Samira Pereira da Silva Rocha (OGC Nice-França).
Armadoras: Amanda Claudino de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Fachinello (Bucharest-Romênia), Eduarda Amorim (Gyori Audi ETO KC-Hungria), Karoline Souza (Nykobing F-Dinamarca), Moniky Bancilon (ES Besancon Feminin-França) e Patrícia Batista da Silva Parolin (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ).
Centrais: Ana Paula Rodrigues Belo (Bucharest-Romênia) e Mayara Fier de Moura (Nykobing F-Dinamarca).
Pivôs: Daniela de Oliveira Piedade (Siofok KC-Hungria), Elaine Gomes Barbosa (Nykobing F-Dinamarca), Fabiana Carvalho Diniz (HBC Nantes-França) e Tamires Morena Lima de Araújo (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ).